Professores de Goioerê participaram de treinamento do Cooperjovem da Copacol

Professores, diretores de escolas, secretários de educação e coordenadores pedagógicos dos municípios os quais a Copacol desenvolve o Programa Cooperjovem, participaram na última sexta-feira, 27, de um treinamento voltado à capacitação desses profissionais para que posteriormente todo o conteúdo possa ser aplicado em sala de aula com os alunos do ensino fundamental.

Todas as orientações foram repassadas aos professores por Izabel Bento, instrutora do Sescoop-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). “Neste ano o houve algumas mudanças na metodologia, teve inovação quanto ao material, estilo de jogo e com a própria atuação em sala de aula. Neste encontro de hoje estamos discutindo a prática na sala de aula”, explica.

Segundo ela, este é o segundo de três encontros, sendo que no primeiro foi abordado a sensibilização quanto a cooperação e os conceitos sobre uma Cooperativa.

Ela que há vários anos trabalha o programa na Cooperativa, diz que a Copacol faz diferença quando se fala em educação e no Cooperjovem não é diferente, se mostra preocupada com o futuro das crianças.

“Não só neste programa, mas em vários outros projetos e programas que desenvolve nos municípios onde atua. Isso
sim é cooperativismo de verdade”, destaca a instrutora.

Antonio Vicente de Lima, que é diretor da escola Ladislau Schicorski de Goioerê, acredita que trabalhar o cooperativismo nas escolas é contribuir com as crianças para que possam ajudar a construir um mundo melhor.

Segundo ele, todo o conhecimento agregado no treinamento será aplicado em sala de aula com os alunos com as turmas que estudam até o 9º ano.

“A Copacol faz um excelente trabalho com a educação. Eu que desde 2013 atuo nesta parceria com a cooperativa, só tenho a agradecer. Sempre fomos bem atendidos em tudo o que precisamos, estamos bem servidos pela cooperativa que tem a educação uma de suas bandeiras em busca de um mundo melhor”, enaltece o diretor.

O Programa Cooperjovem é desenvolvido nas escolas através de uma parceria entre, Copacol, Secoop-PR e os municípios de: Goioerê, Nova Aurora, Formosa do Oeste e Iracema do Oeste. O programa que antes era trabalhado
com alunos do 1º ao 5º ano, a partir deste ano para a atender até o 9º ano.