Janiópolis: saúde segue com ações para combater a dengue

A Prefeitura de Janiópolis, através da Secretaria Municipal da Saúde, vem intensificando as ações para combater o mosquito transmissor da dengue na cidade. O município é um dos poucos da região que até agora não registrou nenhum caso positivo da doença.

A secretária Mônica Souza cita que as ações são realizadas em toda a extensão da cidade, com os agentes visitando casa por casa, onde quintais são fiscalizados e moradores orientados sobre os cuidados que devem ser tomados.

Apesar de não ter nenhum caso positivo – apenas suspeitos – a secretária cita ser fundamental a conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito que transmite não só a dengue, mas também a zika e chikungunya.

“A Prefeitura tem feito a sua parte, com visitas de agentes e ação de casa em casa, mas a conscientização dos moradores é fundamental para que consigamos conter a proliferação do mosquito que transmite a doença”, diz ela.

Conforme a secretária, é fundamental que cada morador cuide do seu quintal e dos locais que acumulem água parada. “É só através dessa parceria que vamos conseguir combater a dengue e outras doenças”, cita Mônica.

Coordenador da equipe de combate a dengue no município, Paulo Dioni lembra que em tempos passados Janiópolis contabilizou muitos casos da doença, sendo de extrema importância a colaboração dos moradores.

De acordo com Dioni, para que a cidade possa alcançar resultados positivos com o trabalho que vem sendo feito pelos agentes de endemia, é preciso que a população faça a sua parte e retire toda a água acumulada de pneus, garrafas, vasos de plantas, calhas, pratos de alimentação de animais, caixas d´água, cisternas e outros recipientes.

O prefeito Ismael Dezanoski também destaca a importância da participação da comunidade no combate a proliferação do mosquito da dengue. “Assim como o Coronavírus, a dengue é uma doença que exige de todos nós uma atenção redobrada nos cuidados. Por isso, peço a todos que nos ajudem, pois juntos a gente consegue vencer”, disse.

One thought on “Janiópolis: saúde segue com ações para combater a dengue

Deixe um comentário