Termina neste sábado as inscrições para o Encceja

Termina neste sábado, dia 04, as inscrições para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja 2022. O exame é voltado para quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na idade regular e desejam obter o diploma.

Os interessados em participar, precisam acessar a página do Encceja e realizar a inscrição virtual, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, telefone e o e-mail. É nesta etapa que o candidato escolhe onde vai fazer a prova, agendada para acontecer no dia 28 de agosto.
IDADE: – A idade mínima para os participantes do exame voltado ao ensino fundamental é de 15 anos, na data da prova. Para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que a participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita.
De acordo com o Inep, não haverá, nesta edição, necessidade de apresentação de justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior, bem como não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.
PROVAS: – O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com trinta questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativo nos mesmos moldes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para candidatos à conclusão de Ensino Fundamental, as provas são, respectivamente: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e geografia.
Para candidatos à conclusão do Ensino Médio, as provas são, respectivamente: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências humanas e suas Tecnologias. (Agencia Brasil).