Sementes Copacol: confiabilidade e qualidade a cada safra

A semente usada no campo faz a diferença a cada safra quando se fala em produtividade. Por isso, a Copacol investe em pesquisa e tecnologia para proporcionar grãos com o máximo em eficiência e confiabilidade. Todas as sementes comercializadas pela Cooperativa são produzidas nas regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, considerados os melhores locais do País para produção. Além disso, a Copacol tem ainda Unidades Refrigeradas de Sementes, garantindo o melhor armazenamento.

O CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) possui um laboratório de sementes exclusivo para pesquisa e verificação das características fisiológicas de cada grão. Os testes realizados são de germinação, vigor, viabilidade e pureza, permitindo que somente as sementes que demonstrem os melhores resultados cheguem até o campo para o produtor.

E para oferecer o melhor atendimento ao produtor rural, a equipe agronômica da Copacol do Sudoeste do Paraná realizou uma visita técnica até os campos de sementes da Cooperativa na região de Abelardo Luz, em Santa Catarina. “Eles conheceram de perto todo o processo de produção das Sementes Copacol, que possui algumas particularidades quanto aos manejos na lavoura e colheita de uma produção tradicional. Assim, pudemos nivelar o conhecimento técnico de todos para que saibam levar até o produtor rural todas as informações quanto ao assunto”, comenta o gerente técnico da Cooperativa, João Maurício Roy.

Durante dois dias da visita os profissionais observaram ainda como é feito o TSI (Tratamento Industrial de Sementes) e puderam ver como fungos podem impactar na germinação das plântulas a campo e, assim, conseguir estabelecer estratégias de manejo para garantir que as sementes sejam de melhor qualidade. “Tudo isso é para garantir que o nosso cooperado, que adquire as Sementes Copacol, tenha um ótimo desempenho do campo, com lavouras de alta performance”, afirma Roy.

ARMAZENAMENTO
As Sementes Copacol passam por um rigoroso processo de controle de qualidade e pelo tratamento industrial certificado pelo Seedcare Institute. A Copacol possui ainda as Unidades Refrigeradas de Sementes em Cafelândia e Formosa do Oeste: locais que garantem condições ideais para armazenagem das sementes. Com temperatura de 15°C e umidade relativa de 55% é possível preservar as características fisiológicas por mais tempo.