Saúde realiza encontro de hipertensos e diabéticos em Bredápolis

Com uma palestra sobre nutrição e qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde de Janiópolis realizou um encontro de hipertensos e diabéticos, no Distrito de Bredápolis. A reunião aconteceu na Unidade Básica de Saúde, tendo como palestrante a nutricionista Jhuliana Matochec que orientou os participantes sobre a importância da alimentação saudável e balanceada, aliada a prática de atividades físicas.

Os encontros de hipertensos e diabéticos acontecem periodicamente em todas as unidades de saúde do Município, sempre com um tema relevante para orientar os pacientes. Manter uma vida ativa e hábitos saudáveis são fundamentais para controlar o risco de condições como a hipertensão e o diabetes, maiores fatores de risco à saúde no Brasil.

Hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica – ou simplesmente hipertensão – é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando não controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral, contribuindo de forma expressiva para a perda de anos de vida saudáveis na população.

Diabetes

Já o diabetes é causado por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo. O aumento gerado por essa deficiência na insulina resulta no aumento da glicose no sangue e pode causar danos aos olhos, rins e nervos, além de também aumentar o risco de desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Assim como no caso da hipertensão, fatores comportamentais têm importante papel no surgimento da diabetes.