Saúde faz alerta à população sobre a importância de vacina contra a gripe

Por ser uma doença que pode causar a morte, a saúde está alertando a população sobre a importância da vacinação contra a gripe. O alerta surge no momento em que se constata a baixa procura pelo imunizante.

Segundo os profissionais de saúde, a vacina é a forma mais eficiente de proteção contra a doença, sendo feita anualmente, uma vez que os vírus causadores da gripe sofrem mutações.

Desde 2016, a vacina distribuída pelo Ministério da Saúde garante proteção contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e uma cepa (linhagem) de Influenza B. “A vacinação é muito importante”, cita a secretária Gabriela Martins.

SINTOMAS: – Entre os principais sintomas da gripe estão febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça, prostração e tosse seca.

Em alguns pacientes, podem ocorrer complicações, como bronquite, sinusite, pneumonia, além de problemas extrapulmonares.

Em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Em idosos, quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito.