Saúde do Paraná orienta municípios a fazerem mais testes da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde, está orientando os municípios a fazerem mais testes da Covid-19. A ação é um dos pontos fortes da estratégia de enfrentamento à doença no estado, que voltou a registrar aumento de novos casos.

De acordo com as informações, embora os laboratórios que atuam com testagem no Paraná tenham capacidade instalada para processar mais de 5 mil amostras por dia, a demanda reduziu. “Temos nosso laboratório Lacen, o IBMP que é parceiro, e outros laboratórios que atendem também SUS localizados em outras regiões do Estado. Precisamos que os municípios se organizem e façam a coleta para mais exames RT-PCR para identificação da doença”, ressalta o secretário Beto Preto.

EVOLUÇÃO – Apesar de os protocolos de tratamento terem sido aperfeiçoados durante o período, a doença ainda evolui ao óbito em muitos casos. Neste período, a doença alcançou todos os municípios paranaenses, levando a óbito mais de 5,7 mil pessoas. São mais de 240 mil diagnósticos positivos entre os 11 milhões de moradores do Paraná, de acordo com o monitoramento da Secretaria da Saúde até o dia 17 de novembro.

Segundo o secretário Beto Preto, os números refletem o desafio que os 399 municípios paranaenses têm enfrentado. “Como ainda não há vacina para a Covid-19, todos os cuidados de distanciamento e higienização devem ser redobrados para evitar a transmissão do vírus”, afirma. (Agência Estadual de Notícias).

2 thoughts on “Saúde do Paraná orienta municípios a fazerem mais testes da Covid-19

Deixe um comentário