Saúde de Janiópolis avança nos indicadores do Previne Brasil

Os resultados do Programa Previne Brasil voltado para a Atenção Básica, divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que a Saúde de Janiópolis avançou em 2022. O município que estava em 30º no ano anterior, agora ocupa a 29ª posição no ranking do Estado do Paraná. Na região está na quarta colocação entre os 25 municípios da Comcam.

A nota de Janiópolis no último quadrimestre de 2022 ficou em 9,73, bem melhor que do primeiro quadrimestre quando era 8,57. O prefeito Ismael José Dezanoski e a Secretária Municipal de Saúde Mônica Souza comemoram o bom desempenho do Município e parabenizam a todos os profissionais da área de saúde pela dedicação no atendimento à população.

De acordo com o prefeito, a Prefeitura de Janiópolis tem feito grandes investimentos na área de saúde, bem maior do que o previsto na legislação. “Esse avanço mostra que estamos investindo certo, pois a saúde tem que ser nossa prioridade”, destacou Dezanoski.

A Secretária de Saúde, Mônica Souza lembra que o Município chegou a ocupar a colocação 82 do Estado, no meio do ano de 2002 e agora encerra dezembro de 2022 na colocação 29 do estado e 4º da Comcam. Os dados são referentes aos três quadrimestres de 2022.

“Fechamos o ano muito bem, com essa nota acima de 9, sendo a quarta da Comcam (25 municípios), a terceira na micro região (8 municípios) e número 29 no estado entre os 399 municípios”, reforça a secretária Mônica.

O PROGRAMA

O Programa Previne Brasil foi implantado pelo Governo Federal em 2019, mudando o modelo de repasse de recursos para custeio da Atenção Básica nos municípios. Antes era considerada apenas a população registrada pelo IBGE, agora, consideram-se três fatores para efetivação dos repasses: pessoas cadastradas como usuárias da atenção primária no sistema do Ministério da Saúde; Produtividade das equipes e ações agregadas ao serviço de atenção primária.

Os repasses são feitos, portanto, considerando a qualidade do atendimento efetivamente prestado pelas equipes de saúde da família e gestão de serviços. “É importante destacar o trabalho e comprometimento das nossas equipes de saúde que estão engajadas para prestar um serviço de qualidade para a população”, concluiu Mônica Souza.

INDICADORES

  1. gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal;
  2. gestantes com exames para sífilis e HIV;
  3. gestantes com atendimento odontológico;
  4. mulheres com coleta de exame citopatológico na APS;
  5. crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada;
  6. pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
  7. pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.