Sanepar alerta: Goioerê poderá ter rodízio no abastecimento de água

Com a chuva demorando chegar e as medidas emergenciais e operacionais adotadas, a cidade de Goioerê está correndo o risco de sofrer rodízio no abastecimento de água nos próximos dias.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

O alerta foi feito nesta terça-feira pela Sanepar, empresa responsável pela prestação de serviços no setor. O principal problema é a estiagem prolongada, que segundo técnicos da empresa, reduziu a vazão de poços artesianos que abastecem a cidade.

Outro fato que vem contribuindo para essa previsão, é o aumento das temperaturas, que consequentemente faz aumentar o consumo de água. A situação é complicada e a população precisa estar em alerta.

Técnicos da empresa informaram que o último fim de semana foi crítico em Goioerê, com o sistema chegando a ter falta de água em alguns horários. A redução da vazão dos mananciais de abastecimento da cidade chegou a 40% e o poço que entrou em operação no ano passado está com redução de 70%.

A gerente regional da Sanepar em Campo Mourão, Araceli Stela, cita que a empresa adotou medidas emergenciais como a reperfuração para aprofundamento dos poços existentes e a troca de equipamentos por mais potentes, mas que mesmo assim a situação é critica.

Ela cita que esse tipo de serviço não tem surtido efeitos, porque não há mais disponibilidade de água nos mananciais para garantir o abastecimento de forma regular. Araceli destaca que a partir de agora a Sanepar depende da ação de todos, fazendo o uso racional da água, priorizando o consumo na alimentação e higiene pessoal. (Informações: Tribuna do Interior)