Programa vai castrar mais de 200 animais em Goioerê

O município de Goioerê receberá nos próximos dias, o programa CastraPet, que vai castrar 217 animais na cidade. A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu nesta quinta-feira, com a participação de representantes da Prefeitura e AMAA.

A ação, segundo o prefeito Betinho Lima, tem o objetivo de manter o controle populacional de cães e gatos e promover a prevenção de zoonoses. O programa ainda não tem data definida para acontecer em Goioerê.

Durante a reunião ficou definido que das 217 castrações que serão realizadas, no município, 100 serão em animais selecionados pela AMAA – Associação dos Melhores Amigos dos Animais o restante pelas secretarias de Assistência Social e Agricultura e Meio Ambiente.

O principal critério já definido pelo município de Goioerê, é que o tutor do animal precisa estar inscrito no Cadastro Único – CadUnico do Governo Federal.

O Programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando da população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.