Programa Indústria + Produtiva aumenta produtividade nas indústrias

Iniciativa estimula empresas e é fundamental para retomada da economia

 

Para se manterem competitivas, as indústrias precisam criar estratégias que melhorem a produtividade e reduzam os custos. Para auxiliar o setor industrial paranaense, o Senai Paraná oferece o programa Indústria + Produtiva, direcionado àquelas que queiram aprender técnicas para reduzir o desperdício e garantir melhores resultados em sua produção.

Em uma das indústrias participantes do programa, a Vêneto Gelato, o aumento da produtividade foi de 350%. “É um programa que indico a todos os industriários. Vale a pena, principalmente pelo suporte que o Senai Paraná oferece”, garante Rodrigo Alves, analista logístico da empresa.

Rafaela Takasaki Corrêa, diretora administrativa da Balas de Banana Antonina, lembra que o Indústria + Produtiva proporcionou melhorias em diversas áreas. A empresa atua há mais de 40 anos em Antonina, no litoral do Paraná, e “com a mentoria, a produção semanal, que era de 800 quilos de bala, passou a mil quilos”, conta a empresária.

O programa Indústria + Produtiva estimula empresas e indústrias a aumentarem a produtividade em pelo menos 20%. Isso, por meio de melhorias rápidas apontadas por mentores do Senai, durante um acompanhamento das atividades nas empresas, totalizando 12 semanas com 64 horas de mentoria. As melhorias são realizadas por meio de alterações nos processos, que geram redução de desperdícios, entre outros benefícios.

Indústrias dos mais diversos segmentos, que tenham de 4 a 499 colaboradores podem aderir ao programa, que tem 80% do valor subsidiado, sendo que a empresa arca com o equivalente a R$ 2.400. Já as indústrias associadas aos sindicatos filiados ao Sistema Fiep, investem apenas R$ 950.

Se interessou? Saiba mais sobre o programa em www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/produtividadeeficiencia/industriamaisprodutiva