Prefeitos dos 399 municípios se reúnem para discutir sustentabilidade e inovação

Prefeitos dos 399 municípios do Paraná, estarão reunidos a partir desta quarta-feira, dia 16, no hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu, com o objetivo de fortalecer a gestão pública na área de sustentabilidade. O evento é organizado pelo Governo do Paraná, através de parceria com a AMP – Associação dos Municípios do Paraná.
Denominado de “Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população”, o evento terá workshops, painéis e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon, além da participação de todas as secretarias, órgãos, autarquias e empresas públicas do Estado.
O tema sustentabilidade é um dos pilares da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior e a escolha de realizar um evento com esse foco reflete o momento em que o Estado e o mundo vivem.
O Paraná é o único estado do Brasil no projeto de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também terá presença destacada na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
O Paraná também é o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, atrás apenas de São Paulo, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022, e lidera os exemplos de sustentabilidade no Brasil, segundo o Ranking de Competividade dos Estados. Além disso, é signatário do Race to Zero, Race to Resilience e Declaração de Edimburgo, tratados internacionais que buscam um novo olhar sobre as atividades humanas na Terra.
Segundo o governador, o encontro será fundamental para alinhar as diretrizes dos próximos anos nessa área com os municípios. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses e do Estado como um todo em diversos rankings demonstra que estamos no caminho correto, e queremos continuar evoluindo”, afirmou Ratinho Junior.
PROGRAMAÇÃO – Na quarta-feira, dia 16, haverá credenciamento das autoridades, expositores e demais participantes. A abertura oficial acontece no dia 17, às 9h, com a presença do governador, que fará uma apresentação sobre esse momento do Paraná. Ele falará, além dos rankings, sobre projetos como a Nova Ferroeste, creditado pela Coroa Britânica como exemplo global, o Paraná Mais Verde, incentivando o replantio de florestas, e programa Sinais da Natureza.
Na sequência, às 11h, haverá uma palestra com Willian Rigon sobre o tema cidades inteligentes e sustentabilidade. Das 13h30 às 14h30, os participantes poderão visitar os estandes das secretarias de Estado para trocar experiências e entender melhor os programas sustentáveis do Governo.
Simultaneamente serão realizados workshops promovidos pela Assembleia Legislativa do Paraná. Um deles será comandado pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, primeiro-secretário da Alep, sobre administração inovadora. Outro encontro será com Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Alep, sobre as ferramentas utilizadas no órgão. Haverá um terceiro workshop com Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Alep, que abordará novas perspectivas sobre as competências dos deputados
Ainda no dia 17, às 14h30, a programação prevê o “Painel AMP e SEBRAE – Desenvolve Paraná e Sala do Empreendedor”, mediado pelo superintendente-geral do Sebrae no Estado, Vitor Tioqueta, com a participação do vice-governador Darci Piana e do presidente da AMP, Júnior Weiller.
Em seguida, às 16 horas, o evento recebe uma palestra com Leandro Karnal sobre sustentabilidade e estratégia e no dia 18, às 9 horas haverá nova abertura oficial, também com a presença do governador Ratinho Junior. Na sequência, haverá uma apresentação do Sistema S, que inclui o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Às 10h, os prefeitos e o governador se reunirão para uma Assembleia Extraordinária da AMP. Às 11h haverá um workshop da Itaipu sobre Cidades Inteligentes.