Prefeito vereadores protocolam pedido de Centro de Hemodiálise em Goioerê

O prefeito Betinho Lima e os vereadores Márcio Lacerda e Helton Maia, protocolaram nesta quarta-feira, em Brasília, pedido de recursos para a implantação de um Centro de Hemodiálise em Goioerê. O pedido, direcionado ao Ministério da Saúde, foi protocolado com o deputado Ricardo Barros, que se comprometeu em trabalhar fortemente para viabilizar atender a demanda.

Para facilitar a liberação dos recursos, o prefeito Betinho Lima colocou toda a estrutura da saúde de Goioerê à disposição do Governo Federal, inclusive se comprometendo em fazer as adequações necessárias em  prédios públicos para a instalação das máquinas.

Segundo o prefeito, a hemodiálise será muito importante, não só para a população de Goioerê, mas também de moradores das cidades vizinhas, evitando assim o deslocamento dos pacientes locais para outros municípios. “É mais um sonho que a gente está buscando realizar. Com o apoio dos vereadores Márcio e Helton, do PP, a gente vai conseguir”, diz o prefeito.

O vereador Márcio Lacerda cita que a implantação de um Centro de Hemodiálise em Goioerê ajudaria e muito, pois só o fato do paciente saber que ele poderá fazer o procedimento perto da sua casa acaba ajudando.

“Fazer diálise uma questão de sobrevivência para quem os rins não funcionam, no entanto, alguns fatores podem contribuir bastante para que a qualidade de vida dessas pessoas melhore, como poder fazer  o tratamento mais perto de casa”, disse ele.

Para o vereador Helton Maia, o Centro de Diálise será uma conquista importante, que vai possibilitar à saúde local, melhorar a qualidade de vida de muitos doentes renais crônicos. “O tratamento do doente renal não é dos mais fáceis, debilitando os pacientes. E quando realizado fora da cidade a situação se complica. Daí nossa luta por este centro para Goioerê”, citou.

O QUE É: – A hemodiálise é um procedimento que realiza exatamente a função do rim em nosso corpo, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais através da passagem do sangue por um filtro, com o auxílio de uma máquina.

Deixe um comentário