Paraná alcança novo recorde: seis meses seguidos com tempo de abertura de empresas abaixo de um dia

O Paraná alcançou uma marca histórica em 2022: há seis meses consecutivos o empreendedor local precisa de menos de 24 horas para abrir uma empresa na Junta Comercial. De março a agosto o paranaense gastou, em média, 18 horas para regularizar toda a documentação e sair com o CNPJ em mãos. É um dos melhores índices do País, consideravelmente superior à média nacional, que ficou em 24,1 horas, acima de um dia, no mesmo período.

O levantamento é da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), mapeamento dinâmico organizado pela Receita Federal. Ainda de acordo com o mapa, apenas em janeiro e fevereiro deste ano os prazos no Paraná foram superiores a um dia para a finalização do processo.

O resultado reforça a evolução alcançada pela Jucepar desde 2019, momento em que o órgão estadual passou a intensificar a digitalização dos processos e a incrementar o uso da tecnologia como forma de facilitar a vida do cidadão.

No ano passado, por exemplo, o Paraná conseguiu baixar de 24 horas somente uma vez, em fevereiro (21 horas). Em 2022 já foram sete vezes, com avanço nos índices. Entre julho e agosto a média foi reduzida em 20%, passando de 19 horas para 16 horas.

A agilidade confirma a opção do Governo do Estado por desburocratizar a máquina pública como forma de acelerar processos na atração de novos investimentos privados, com investimento na digitalização e automação de processos.

O saldo de abertura de empresas no Paraná, de acordo com a Jucepar, foi de 108 mil desde janeiro de 2022. Em relação apenas a aberturas, foram 190 mil desde o começo do ano. O Paraná tem 1,5 milhão de empresas ativas.

Como em um efeito cascata, essa marca ajudou o Estado a celebrar outros recordes: o de geração de empregos formais, com mais de 100 mil vagas com carteira assinada em 2022 e na atração de investimentos privados (R$ 120 bilhões entre janeiro de 2019 e março de 2022).

Tempo de abertura de empresas:

Agosto – 16 horas
Julho – 19 horas
Junho – 15 horas
Maio – 19 horas
Abril – 18 horas
Março – 21 horas
Fevereiro – 1 dia e duas horas
Janeiro – 1 dia e oito horas

Confira os dados completos em: https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura