Pandemia fez cair em 55% número de cirurgias eletivas no estado do Paraná

Após quase dois meses de suspensão, a Secretaria de Estado da Saúde autorizou a retomada, de forma parcial, das cirurgias eletivas no Paraná. A medida tem o objetivo de diminuir as filas que naturalmente se formaram no estado (assim como no restante do país) em função da crise causada pelo novo coronavírus.

De acordo com as informações, neste primeiro momento, porém, a retomada ainda deve acontecer de forma lenta e com muitas restrições, o que implicará, possivelmente, na necessidade da realização de, por exemplo, mutirões nos próximos meses.

Dados do Ministério da Saúde apontam, que entre março e junho, primeiros meses da pandemia, o Paraná fez cerca de 29 mil procedimentos eletivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que significa uma queda de 55,15% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando haviam sido realizados quase 65 mil cirurgias desse tipo. A queda foi ainda mais significativa do que a verificada a nível nacional, de 47,5% — no Brasil, foram feitos 453 mil procedimentos nesses quatro meses, ante 862 mil em 2019.

No Paraná, as cirurgias eletivas estavam suspensas desde o dia 24 de julho, quando a Sesa divulgou a Resolução número 926/2020. Desde então, vinham sendo realizadas apenas cirurgias de urgência e emergência, com o objetivo de evitar o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares. Àquele tempo, os casos de Covid-19 estavam em acelerado crescimento no estado e havia risco de desabastecimento de alguns fármacos.

Na última sexta-feira, contudo, saiu uma nova Resolução da Sesa, a qual sugere que sejam suspensos apenas os procedimentos que demandem terapia intensiva no pós-operatório e/ou em pacientes sob anestesia geral (procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia não se aplicam). A medida atende pedido do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), feito depois de ouvidas diversas especialidades médicas. (Fonte: Ministério da Saúde – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário