Operação apreendeu sementes, agrotóxicos e fertilizantes: multas aplicadas chegam a R$ 2,8 milhões
Uma operação conjunta, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro, resultou na apreensão de cerca de 60 toneladas de sementes e 45 de agrotóxicos ilegais. No total, foram aplicados cerca de R$ 2,8 milhões em multas.
A operação que contou com a participação de fiscais do MAPA – Ministério da Agricultura, da Adapar – Agência de Defesa agropecuária do Paraná, além de policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira, PRF e representantes do Ministério Público, foi realizada na região Oeste do Paraná. As apreensões foram no município de Toledo.
CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP
A operação conjunta foi realizada com o objetivo de verificar a procedência e regularidade de registros de insumos agrícolas, sementes, agrotóxicos e fertilizantes, de acordo com a Legislação Federal, sendo fiscalizadas 110 propriedades rurais, estabelecimentos fabricantes e comerciantes de agrotóxicos fertilizantes e sementes, bem como fiscalização em rodovias com a abordagem de 75 veículos. Na ação foram constatadas diversas irregularidades, como em um barracão no município de Toledo, onde foram encontrados aproximadamente 60 toneladas de sementes sem os registros legais e rastreabilidade.
Em um outro barracão, também em Toledo, foram identificados grãos de milheto armazenados junto com as sementes. A ação fiscal também revelou a presença de uma fábrica clandestina de envase, manipulação e fabricação de insumos agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes e adjuvantes em outro barracão. Foram encontrados ainda agrotóxicos vencidos, embalagens sem identificação do fabricante, além de equipamentos para mistura de produtos sólidos e líquidos. Todos os produtos agrotóxicos falsificados foram apreendidos cautelarmente pela Adapar.
SIGA NÓS NO INSTAGRAM
Ainda no município de Corbélia foram fiscalizadas duas empresas com a produção irregular de fertilizantes e adjuvantes, uma vez que havia no estoque de matérias-primas de produtos não autorizados incluindo agrotóxicos, além de rotulagem em desconformidade com a legislação. As empresas foram interditadas a matéria-prima apreendida.
A operação, denominada de Westicida -II, mobilizou mais de 50 pessoas, divididas em 10 equipes. Foram realizadas 15 autuações, sendo 07 para produtores rurais, por uso, armazenamento e importação de agrotóxico ilegal e 08 para fabricantes e comerciantes por armazenamento, produção e comércio de agrotóxico ilegal.