Olimpíada de Matemática premia alunos e professores em Goioerê

Uma solenidade concorrida, realizada na manhã desta terça-feira, marcou a entrega da premiação aos vencedores da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática. O evento aconteceu no auditório do Núcleo Regional de Educação.

Segundo o regulamento, os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com encontros semanais.

Durante sua fala, a chefe do Núcleo de Goioerê, professora Tânia Faria Henrique, destacou a importância da competição e aproveitou para parabenizar os alunos e professores vencedores. “A todos, os nossos parabéns”, destacou ela.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O objetivo da competição é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e oferecer uma competição saudável para os alunos das redes estadual, municipal e privada de ensino.