Núcleo de Educação trabalha a escrita dos alunos por meio da Plataforma Redação PR

Lançada ainda no ano passado e expandida para toda a rede de ensino paranaense neste ano, a Plataforma Redação Paraná é uma ferramenta que auxilia estudantes e professores na produção textual.

Dotada de uma inteligência artificial e com mais de 2,5 mil regras de linguagem, ela analisa os textos e sinaliza em tempo real os erros de gramática, ortografia, pontuação, contração, redundância, semântica e sintaxe.

Além disso, a ferramenta traz explicações sobre os erros cometidos, pontuação prévia para os textos e, em tese, um mecanismo que evita o plágio, impedindo as opções copiar/colar.

Dessa forma, totaliza em 40% da correção, restando ao professor corrigir o desenvolvimento do tema, a subjetividade e as argumentações dos alunos, o equivalente a 60%.

A Redação Paraná foi idealizada e criada por professores da rede em parceria com o Departamento de Tecnologia da SEED (Secretaria de Educação e Esporte) no período em que as aulas aconteciam de forma remota devido à pandemia do COVID-19 e continua à disposição dos alunos.

Segundo Andrieli Juremeira dos Santos, professora responsável em acompanhar e auxiliar o trabalho de 100 professores em média e as produções textuais de quase 8 mil alunos, as 31 escolas, tanto urbanas quanto rurais, do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, estão sendo contempladas com o trabalho intenso de escrita.

“Graças ao empenho dos professores de língua portuguesa, que buscam aprimorar cada vez mais essa habilidade, a partir de sequências didáticas, de parcerias com professores de outras áreas, de dinâmicas em sala, os resultados obtidos têm sido dos melhores, inclusive com participação de concursos de redação que resultam em prêmios para os alunos”, diz ela.

A professora acrescenta ainda, que ao produzirem textos, os alunos estão exercendo a cidadania, pois ao escreverem, podem opinar, convencer, entreter, informar, instruir por meio do uso das palavras.

Para Tania Faria Henrique, chefe do Núcleo de Goioerê e também professora de Língua Portuguesa, a proposta da plataforma é produzir um texto por mês e busca beneficiar os estudantes que podem treinar e aperfeiçoar a escrita para alcançar melhores resultados nas redações, sejam   internas ou externas, como o Enem e vestibulares por exemplo.

FAMÍLIA: – Neste processo, a família não fica de fora, cabendo a ela, em casa, sempre acompanhar, conhecer e cobrar as produções dos filhos pelo computador ou celular, pois o acesso é feito em qualquer máquina pelo site https://redacao.pr.gov.br/ com o e-mail individual @escola criada pela SEED.

Caso os alunos esqueçam da explicação do professor de como produzir uma notícia, um relato, por exemplo, eles poderão assistir aos vídeos-tutorias que, brevemente, explicam as principais características de cada gênero textual.