Lançado projeto para o cultivo da Mandioca de Mesa em Janiópolis

A busca por informações sobre a proposta Mandioca de Mesa atraiu um grande número de produtores rurais de Janiópolis, na tarde desta quarta-feira (25/1). Foi durante evento promovido pelo IDR-Paraná/Emater, com apoio da Prefeitura de Janiópolis, na propriedade do senhor Osvaldo Nonato Marques, saída para as Três Marias.

Na oportunidade foi apresentado aos agricultores o projeto que visa fomentar o cultivo de variedades, crioulas ou nativas e clones de mandioca de mesa que se adaptam a realidade local e atendam às necessidades dos agricultores.

O prefeito Ismael José Dezanoski, juntamente com os vereadores Elias Veloso Braga e Pedro Floriano dos Santos participaram do evento que foi conduzido pelo engenheiro agrônomo José Carlos Denk e pelo responsável do Escritório Local do ID-Paraná, José Cláudio do Prado.

A apresentação do projeto foi feita por José Cláudio do Prado que falou de sua experiência e destacou os cuidados que o agricultor deve ter com o cultivo da mandioca. Também falou das variedades, comercialização e deu dicas sobre as ramas de mandioca, espaçamento para o plantio. Ele lembrou que a mandioca de mesa é um dos principais produtos que compõe a merenda escolar e os produtores devem estar preparados para a entrega.

Após a palestra, os participantes visitaram a plantação de mandioca na Unidade Janipa que tem 19 variedades e estão sendo avaliadas. Ele apresentou cada variedade, falando o histórico e fazendo recomendações.

O prefeito Ismael Dezanoski parabenizou os funcionários do IDR-Paraná e destacou que o incentivo a produção da mandioca de mesa é muito importante, principalmente, por estar inserida na merenda escolar.