Junta Comercial do Paraná se manterá entre as mais ágeis do País e terá nova sede

Assegurar que a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) se mantenha entre as mais ágeis do País na abertura de empresas é uma das prioridades da gestão da autarquia para o mandato 2023-2024, segundo o presidente da entidade, Marcos Rigoni, que foi reconduzido ao cargo. A cerimônia de posse do presidente e dos novos vogais foi nesta segunda-feira (30), com a presença do vice-governador Darci Piana.

Dos 23 vogais empossados, 15 são novatos e já passaram por um período de capacitação. A primeira sessão Plenária do Colégio de Vogais com os novos membros está marcada para quarta-feira (1º de fevereiro).

A Junta Comercial, que era vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), em 2023 passou à nova Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços. “Nosso objetivo é sempre priorizar o empresário e o processo de abertura de empresas para que o Paraná tenha uma economia pujante”, disse Rigoni. Ele também destacou a competência do grupo de vogais e lembrou que eles desempenham um trabalho essencial para o bom funcionamento da autarquia.

No encontro, o vice-governador lembrou que já trabalhou como vogal da Junta Comercial, em um tempo em que era muito mais difícil realizar as avaliações e era preciso discutir os problemas com próprio empresário, mas funcionava. “A Junta Comercial serve para facilitar a vida do empresário e fazer com ele invista mais, e consiga resolver seus problemas”, afirmou Piana.

O ano de 2022 foi o melhor da história em agilidade para a abertura de empresas no Paraná. O Estado registra média inferior a 24 horas de tempo necessário para abrir um negócio desde março, e tem batido recordes de menor prazo. O mais baixo foi em outubro, com apenas 14 horas para o empresário começar um empreendimento.

O número de empresas abertas no Paraná de janeiro a novembro de 2022 representou um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período 2019. A evolução tem como base o saldo entre abertura e fechamento de empreendimentos nos dois anos.

Piana afirmou que, depois de ter alcançado a meta prevista no Plano de Governo, na última gestão, de reduzir o tempo de abertura de empresas, agora o projeto é a compra da nova sede da autarquia. “Ela já foi autorizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, para melhorar a capacidade de atendimento. Com uma nova sede, haverá a oportunidade de fazer as coisas com ainda mais agilidade e eficiência. A Junta precisa continuar se modernizando para acompanhar o que acontece com o empresariado lá fora”, explicou.

A autarquia já encontrou um possível imóvel que deve satisfazer às necessidades, informou o presidente da Junta.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o importante é contribuir com o desenvolvimento da Junta Comercial e com todos os programas voltados ao crescimento empresarial no Estado. “Temos o desafio da reforma tributária, que o presidente eleito diz que tem prioridade para votar. Temos muitas chances de fazer a reforma, que nada mais é do que simplificar a vida do empresário”, disse.

VOGAIS – O Colégio de Vogais é um órgão deliberativo superior da Junta Comercial, integrado por 23 membros efetivos e respectivos suplentes. O Colegiado, conforme Lei n° 8.934, de 18 de novembro de 1994, tem como objetivo deliberar sobre os pontos que deverão ser administrativamente decididos pela Junta Comercial. Cabe aos vogais, entre outras atribuições, votar em julgamentos e relatar processos na Jucepar, que executam e administram os serviços do registro público de empresas.

Lista dos vogais do mandato 2023/2026

Francisco Misurelli Ferro – Associação Comercial do Paraná

Celso Machado – Conselho Regional de Economia

Marcos Sebastião Rigoni de Mello – Conselho Regional de Contabilidade

Sérgio Pereira Lobo – Conselho Regional de Administração

Alexandre Fayzano – Federação do Comércio do Estado do Paraná

Juçara Marques Negreiros – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná

José Luiz Vargas Bueno – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina

Samara Cristina dos Santos de Meira – Federação Nacional dos Contabilistas

Ercílio Santinoni – Federação das Micro e Pequenas Empresas

Cassiana Maria Medeiros Frazão Melek – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

José Georgevan Gomes de Araújo – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Fabiana Kong Junkes – Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Estado do Paraná

Adele Stival Chenu Schneider – Federação da Agricultura do Estado Do Paraná

Claudiomiro Dos Santos Rodrigues – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná

Giovani Cássio Piovezan – Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraná

Beatriz Szpak – Poder Executivo – Paraná

Jair Leite – Poder Executivo – Paraná

Maria Augusta Pisani Geara – Poder Executivo – Paraná

Naim Akel Neto – Poder Executivo – Paraná

Ivo Ericsson Camargo De Lima – Poder Executivo – Paraná

Bianca Domakoski – Poder Executivo – Paraná

Os membros da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná e da União Federal ainda serão empossados.