Janiópolis firma parceria com Universidade para elaborar Plano de Segurança da Água

O Município de Janiópolis é um dos primeiros a formalizar parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão para executar um planejamento estratégico das ações voltadas a segurança da água, consumida pela população nas comunidades rurais. O objetivo é atender a portaria 888 do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A parceria foi formalizada nesta sexta-feira (31/03) entre as secretarias municipais de Agricultura/Meio Ambiente e da Saúde com a coordenação do Curso de Engenharia Ambiental, através da professora Cristiane Kreutz da UTFPR, campus de Campo Mourão.

O prefeito municipal, Ismael José Dezanoski participou da reunião com os representantes da UTFPR, juntamente com servidores do Meio Ambiente e Saúde e garantiu total apoio para a realização dos trabalhos. “Essa parceria com a Universidade é muito importante para o nosso Município”, destacou o prefeito Ismael.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Luana Karoline Pereira, a elaboração do Plano de Segurança da Água (PSA), visa ações de gestão preventiva de riscos à saúde. Segundo ela, a Bacia do Rio Piquiri, é composta por 32 municípios e Janiópolis será o primeiro a receber o apoio da Universidade, para elaborar o PSA nos moldes e diretrizes da Portaria 888 e servirá de modelo aos outros municípios.

“Será realizado um diagnóstico de alguns sistemas de abastecimento comunitário (poços e minas, que abastecem as comunidades rurais), juntamente com o levantamento, seguindo critérios de relevância de prioridade, para a descrição das ações que deverão ser desenvolvidas, para que a água distribuída atenda os parâmetros de qualidade exigidas pelo Ministério da Saúde”, disse Luana.

Ela informa ainda que serão analisados critérios ambientais de proteção do poço e mina escolhidos, onde serão elencadas as melhorias de proteção ambiental necessárias. A demanda se deu por conta da necessidade de cumprir as exigências da legislação, visto que já existe a cobrança por parte do Ministério Público para os municípios que compõe a bacia hidrográfica do Rio Piquiri, área de atuação do Gaema Regional de Campo Mourão.