Índice de infestação sobe para 3,9% e dengue preocupa a saúde em Goioerê

O índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, divulgado na manhã desta terça-feira, está preocupando as autoridades de saúde de Goioerê. Chamado de LIRA, o levantamento aponta para risco médio para epidemia da doença na cidade.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com os responsáveis, o levantamento apontou mais uma vez que a maior parte dos focos está em ralos destampados, armazenamento de água de maneira inadequada, pratos de planta e lixo sem acondicionamento correto. Os bairros com maior índice de infestação são o Centro e Vila Guaíra.

A partir dos resultados da pesquisa, o município pode otimizar e direcionar as ações de controle de vetor, delimitar as áreas de maior risco, avaliar as metodologias de controle e contribuir para as atividades de comunicação e de mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices.

A Secretaria de Saúde tem intensificado o combate ao mosquito da dengue, realização de mutirões de limpeza, palestras em escolas, bloqueios químicos e mecânicos frequentes em áreas de pacientes suspeitos e confirmados por dengue, entre outras ações.

Mas, para que todas essas ações sejam efetivas, é necessária a  colaboração da população, recebendo bem o agente de endemias quando ele bater na sua casa, denunciando locais que possam estar servindo de criadouro para o mosquito e quando estiver com sintomas de dengue (dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, dor no corpo e/ou nas articulações), procurar uma unidade de saúde.