IBGE: recenseadores enfrentam dificuldades para fazer entrevistas do Censo em Goioerê

Os recenseadores do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – que estão fazendo a contagem da população em Goioerê, estão enfrentando dificuldades para realizar as entrevistas. O alerta foi feito na manhã desta segunda-feira, pela supervisora do órgão, Débora Regina, durante reunião com o prefeito Betinho Lima.

De acordo com Débora, as dificuldades vão desde a negativa de receber os recenseadores para as entrevistas, até a recusa de responder as perguntas. “Os recenseadores estão enfrentando muitas dificuldades e o nosso pedido é para que população que nos ajude, recebendo os entrevistadores e repassando as informações necessárias para a correta contagem da nossa população”, disse ela.

Por sua vez, o prefeito Betinho Lima disse que as respostas corretas às perguntas são de extrema importância  não só para saber o número de habitantes existentes no município, mas para identificar as demandas e necessidades da cidade. “Receber o recenseador e responder às perguntas é importante para que possamos não só saber quantos moradores têm na nossa cidade, mas definirmos políticas públicas nas áreas da educação, saúde e outros setores”, citou.

O prefeito lembrou ainda que o Censo também é importante para definir os percentuais repassados ao município através do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. “Dependendo da informação, esse percentual pode aumentar ou diminuir, daí a necessidade da população nos ajudar e responder de forma corretas as entrevistas”, comentou.

Por fim, Betinho destacou que com os dados prejudicados, o município pode até mesmo perder recursos e deixar de ser inseridos em programas que trazem benefícios para a população. “Por conta disso, peço a todos os moradores que recebam os recenseadores e respondam as perguntas. É muito importante para a nossa cidade”, disse.