IBGE: prazo para o encerramento do Censo 2022 é prorrogado novamente

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – vai prorrogar o prazo para coleta e finalização do Censo de 2022. Com novos atrasos em campo, o prazo será estendido de dezembro até o fim de janeiro de 2023.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com o instituto, apesar dos esforços para flexibilizar regras de contratação e melhorar a remuneração de recenseadores, o órgão permanece com dificuldades de preencher as vagas necessárias em determinados locais.

O trabalho de levantamento de informações teve início em 1º de agosto e até o dia 5 de dezembro, foram recenseadas 168.018.345 pessoas em 59.192.875 domicílios no País, o equivalente a 78,73% da população brasileira. Até o momento, 48,4% eram homens e 51,6%, mulheres.

Como consequência, os dados sobre a população de estados e municípios que serão entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU) em 26 de dezembro ainda precisarão ser completados, em parte, com estimativas populacionais feitas com base nos dados do novo censo. As informações sobre contingentes populacionais são usadas no rateio do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Segundo Luciano Duarte, gerente técnico do Censo, o IBGE está priorizando divulgar a contagem da população de municípios com menos de 170 mil habitantes. Quanto aos municípios que não tiverem dados totalmente coletados, ainda não está decidido como haverá imputação para questionários não realizados. “Ano que vem a gente divulga o resultado definitivo”, contou Duarte.