Herdeiros do Campo: cooperados da Copacol aprendem sobre sucessão familiar
Para despertar na família cooperada a importância de planejar a sucessão dentro da propriedade rural a Copacol, em uma parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), formou a terceira turma do Programa Herdeiros do Campo. As famílias participaram de encontros onde puderam conversar sobre o futuro das propriedades.
A família Cecato, de Formosa do Oeste, trabalha com agricultura, plantando 23 alqueires. Para o patriarca, Arlindo, o curso fez uma grande diferença na visão de todos sobre o tema. “Sempre aprendemos algo novo. E saímos daqui com mais experiência sobre o assunto, pensando de uma forma diferente, onde conseguimos agora tratar desse tema de uma maneira mais clara e correta”. Como uma das premissas do curso é a família participar, o cooperado levou os filhos Juliano, Rafael e Raquel aos encontros. “Esse é um assunto que deve ser tratado por todos, por isso a importância dos três participarem, para terem o mesmo conhecimento de como podemos fazer as coisas daqui para frente”, destaca.
Ao todo 13 famílias aceitaram o desafio e participaram de seis encontros. A formação abrangeu assuntos como mediação de conflitos, construção de confiança e os diferentes cenários de uma empresa rural. “Administrar uma propriedade rural é algo complexo e quem vai fazer a gestão desse negócio precisa estar preparado. E nada melhor do que os sucessores terem o apoio dos pais, que já aprenderam e erraram bastante, para dar uma mentoria aos filhos. Durante o curso tivemos vários momentos de conversa em família para entender como é o funcionamento do negócio. E ter o suporte da Cooperativa faz toda a diferença, já que esses sucessores estão em um ambiente cheio de oportunidades e dá uma segurança muito maior para eles, que conseguem visualizar um futuro de muitas possibilidades”, afirma o instrutor do Senar, Luiz Antônio Tiradentes.
Garantir a continuidade e sustentabilidade dos negócios das famílias cooperadas também faz parte dos objetivos da Copacol. “Precisamos planejar a sucessão familiar para que o desempenho positivo seja mantido entre os cooperados. Esse estudo desenvolvido pela Cooperativa em parceria com o Senar proporciona um ambiente bastante propício para o rumo adequado das propriedades. Além disso, para nós é uma alegria muito grande formar a nossa terceira turma e ver mais famílias tratando desse tema tão relevante que é a sucessão nas propriedades”, ressalta a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.