Governo do Paraná revoga Lei Seca para o domingo de eleições

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, revogou nesta sexta-feira (30) a lei que proibia o consumo de bebidas alcoólicas entre 8h e 18h do próximo domingo (2). A restrição havia sido divulgada pelo próprio secretário na última terça-feira (27) durante coletiva de imprensa com jornalistas e teria o intuito de inibir a violência no primeiro e segundo turno das eleições.

Representantes de bares e restaurantes do estado solicitaram que a restrição fosse retirada, assim como ocorreu em outros estados do país, mas o governo informava que a decisão seria mantida como “medida preventiva, que visa manter a ordem e o bom andamento dos trabalhos no dia da eleição”, disse Mesquita durante a semana.

A regra está prevista no Código Eleitoral, mas cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem autonomia para sua aplicação junto à Secretaria de Segurança.

“Nós da Abrabar gostaríamos de parabenizar o Governo do Paraná, através do governador Ratinho Junior e do secretário Wagner Mesquita, pela revogação da Lei Seca. Nossa categoria agradece muito, os empresários, colaboradores e nossos clientes. Não podemos fomentar clandestinidades e já estavam pipocando várias festas clandestinas na hora do almoço. Nesse momento difícil, precisamos celebrar a democracia e a democracia é celebrada em nossos ambientes”, disse o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fabio Aguayo.