Governo do Paraná leva palestrantes e expõe serviços na Smart City Expo Curitiba 2023

O Governo do Paraná vai participar ativamente da Smart City Expo Curitiba 2023, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que será realizado entre os dias 22 e 24 de março no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui). A abertura contará com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e quatro representantes estão entre os palestrantes Marcelo Rangel, secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital; Eduardo Pimentel, secretário de Cidades; Giancarlo Rocco, diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná; e Jonny Stica, assessor da presidência da Fomento Paraná.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba, o evento transformará a capital paranaense no centro de discussões internacionais sobre soluções urbanas. A quarta edição do evento terá um dia a mais e a expectativa é de reunir 15 mil pessoas. A edição de 2023 terá como tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”.

A Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, criada na segunda gestão, comandará as ações do Estado na feira em um espaço compartilhado com Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Tecpar, Celepar, Copel, Sanepar, Detran, Compagas, Separtec e ecossistemas locais de inovação. A ideia é apresentar aos convidados e visitantes insigths sobre o setor e a transformação digital do Estado.

O Estado do Paraná tem um dos melhores ambientes de inovação do Brasil, com programas estaduais de fomento e conexão de startups e empresa, linhas de crédito com juros reduzidos, plataformas e arranjos de pesquisa de conexão de pesquisadores, sete universidades estaduais com agências de desenvolvimento sustentável, chamadas públicas para incentivo à transformação energética e serviços digitais para a população.

“Cidades cada vez mais inteligentes e inclusão digital fazem parte da nossa missão, que é dar oportunidade aos paranaenses em todas as áreas. Estamos levando a cultura de inovação para todos os órgãos do governo, usando ela para auxiliar nas demandas dos municípios, estimulando melhorias no dia a dia do cidadão paranaense. Cada vez mais queremos conectar incubadoras de tecnologia, startups, pesquisadores, técnicos do Estado, para potencializar a nossa economia. Essa vai ser uma das missões da participação na Smart City”, destaca Marcelo Rangel.

PALESTRAS – A principal palestrante do congresso – convidados pela Fira Barcelona, entidade da Catalunha (Espanha) responsável pela organização das edições do evento pelo mundo – é Cecilia Tham, CEO da Futurity Systems, que trabalha com ciência de dados, inteligência artificial e metaverso. Além dela, diversos especialistas vão debater temas como Inovação & Transformação Digital, Espaços Públicos & Requalificação Urbana, Cidades Sustentáveis & Mudanças Climáticas, Cidadãos Digitais & Governança e Tecnologia & Negócios Disruptivos.

Pela primeira vez no Brasil, o Tomorrow.Mobility fará parte da programação do SCECWB. O evento paralelo tem como objetivo acelerar a mobilidade urbana sustentável e inteligente nas cidades. Além de um programa de conferências com especialistas, o Tomorrow.Mobility terá uma área de exposição para apresentar as soluções inovadoras em mobilidade pelo mundo.

SMART CITY – O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. A edição de 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios.

Os ingressos podem ser adquiridos via internet, nas categorias Congress Full Pass, que contempla o acesso a dezenas de palestras e eventos de relacionamento nos três dias de evento, e Congress Day Pass, válido para um dia. A entrada é gratuita para a área de exposição, que vai reunir dezenas de empresas apresentando produtos, serviços e as novidades em desenvolvimento tecnológico da área de cidades inteligentes.

Serviço:

Smart City Expo Curitiba 2023

Data: 22, 23 e 24 de março de 2023

Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi – Curitiba)

Ingressos à venda: https://www.blueticket.com.br/evento/31194