Filmes baseados em personagens históricos reais que vai querer assistir

A indústria cinematográfica utiliza com frequência eventos e personagens históricas para criar filmes de modo que certos momentos fiquem para sempre imortalizadas na tela do cinema.

Destacamos para você produções memoráveis que valem a pena ver ou rever e que com certeza o deixarão mais conhecedor da história mundial.

Fonte: Unsplash

Napoleão de 1927

Iniciamos as nossas sugestões com algo bem antigo, mas não podíamos deixar de colocar o épico do cinema mudo do diretor Abel Gance que marcou igualmente a transição para o cinema falado tal como conhecemos atualmente.

Filme longo que conta com mais de 5 horas, o primeiro de uma sequência de filmes que nunca chegaram a ser realizados, mas que não deixa por isso de ser um marco na história do cinema exatamente por retratar uma das personagens mais emblemáticas da história, Napoleão Bonaparte.

Este é um filme que conta com imensos figurantes, alguns efeitos e é considerado uma superprodução, e considerado ideal para quem deseja saber mais sobre o percurso de vida de Napoleão já que o retrata desde a sua infância, a sua relação com Josefina, terminando com a invasão da Itália pelo exército francês em 1797.

Napoleão foi uma figura marcante na história mundial, inclusive na história do Brasil já que foi devido a ele que a corte portuguesa fugiu para o Brasil em 1808 e que fez com que o Brasil fosse elevado à condição de metrópole deixando de ser colônia do império português.

Spartacus de 1960

Este é um filme que retrata a vida de Spartacus um escravo do império romano que acaba sendo comprado por um negociante e treinador de gladiadores.

Spartacus é então treinado para se tornar gladiador e selecionado para um combate até à morte com um gladiador negro que vence a luta, mas se recusa a matar o seu opositor. A sua recusa acaba por causar a sua morte por enfurecer os romanos.

A morte do gladiador negro deixa Spartacus enfurecido e dá o mote para liderar uma revolta de escravos o que faz com que ainda hoje seja reconhecido como um dos grandes heróis da história, tanto que para além deste filme, a história de Spartacus vem sendo imortalizada em diversas formas.

Spartacus é ainda hoje retratado em diversas indústrias de diferentes formas exatamente por ser um dos grandes heróis da história mundial. Para além do filme de 1960, a indústria cinematográfica criou ainda uma edição especial em 'Blu-ray' por altura do seu 55.º aniversário disponível em Classicline e uma série em 2010 que conta com 3 temporadas e que pode ser assistida no site de ‘streaming’ Muu.

O legado de Spartacus não se fica por aí já que a própria indústria do entretenimento aproveita a imagem deste herói da história em diversas formas de divertimento como a máquina de caça-níqueis Spartacus, baseada no herói e no que ele representa.

Algumas plataformas permitem jogar este jogo gratuitamente, assim como outros títulos que remetem igualmente a grandes figuras históricas como Zeus ou Cleópatra, entre outros.

Também a indústria de ‘gaming’ lançou o jogo Spartacus que se encontra disponível em várias lojas ‘online’ como o mercado livre ou a Amazon Brasil e onde cada jogador pode assumir o papel de chefe de uma casa de Cápua, cidade da Roma Antiga.

A Queda — As últimas horas de Hitler de 2004

Depois da história de um herói romano, esta sugestão de drama biográfico retrata os últimos dias de um dos maiores ditadores mundiais, Hitler.

Baseado em livros e outros relatos deste período da história, quem assiste vê aqui retratado a atmosfera que se vivia em Berlim nos anos 40, mas tem também a possibilidade de assistir a um lado mais humano de Hitler que gerou polêmica quando o filme foi lançado, mas que acabou sendo um dos filmes indicados ao Óscar de melhor filme estrangeiro na sua 77.ª edição.

Ainda que Hitler tenha sido o grande líder Nazi e um dos retratos de um dos períodos mais negros da história, não deixa de ser igualmente uma das personagens históricas com mais peso até hoje e que conta com inúmeras representações cinematográficas que contam com grande sucesso até agora.

Uma das formas de conhecer a história e as personagens que dela fizeram parte é assistir a produções cinematográficas que se baseiam em acontecimentos e personagens históricas reais e estas são sem dúvida boas escolhas para começar.

Deixe um comentário