Empossados os integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Janiópolis

Com a presença do prefeito Ismael José Dezanoski estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (07/03), os novos conselheiros municipais da Cultura de Janiópolis. Na ocasião, o prefeito deu posse aos conselheiros e aproveitou para destacar que o Município está empenhado em organizar o Setor de Cultura.

O Conselho de Cultura foi criado em 2013 e reformulado em 2022, atendendo a novas regras dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura. O órgão tem caráter normativo, deliberativo, consultivo e fiscalizador e é formado por 12 integrantes, sendo seis titulares e seis suplentes.

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram o Regimento Interno do Conselho, definiram o calendário de reuniões que serão a cada dois meses, sempre nas primeiras terças-feiras do mês, às 14 horas. Também foi apresentado o Plano Municipal de Cultura, com amplo debate entre os conselheiros que apresentaram sugestões. O Plano será para um período de 10 anos e deverá ser pauta da próxima reunião do órgão.

Ainda durante a reunião, o Chefe da Divisão de Cultura, Nelson Silva fez um relatório das ações já desenvolvidas, desde que a Divisão foi criada em setembro de 2022. Ele destacou a realização do Festival de Música Sertaneja em outubro, o lançamento do livro da professora Janislei Dangui sobre a história do Município, a participação nas comemorações alusivas aos 60 anos de Janiópolis e a alimentação dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura.

Nelson Silva também citou a aprovação de importantes projetos pela Câmara de Vereadores, entre eles, o que cria o Fundo Municipal de Cultura, e o que cria o Sistema Municipal de Cultura. Também lembrou a realização da Conferência Municipal e participação em diversas reuniões para organizar o Setor de Cultura do Município.

“Estamos nos organizando para receber os benefícios das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo que visam apoiar os Agentes Culturais do Município”, disse o Chefe da Divisão de Cultura.