Em Goioerê, kits de robótica são entregues para 6 escolas

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e Núcleo Regional de Educação, realizou nesta quinta-feira, em Goioerê, a solenidade de entrega de kits educacionais  robótica para 6 escolas de quatro municípios.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, diretores de escolas e outras lideranças políticas, como o deputado Pacheco, que representa a cidade de Ubiratã. O deputado Márcio Nunes foi representado por assessores.

Durante sua fala, o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, ressaltou que o Governo do Estado não está medindo esforços para fazer todos os investimentos necessários em todas as áreas, não sendo diferente na educação.

“Veja bem o investimento que está sendo feito hoje na educação da nossa cidade e região. Esse kit robótica vai fazer a diferença na vida dos nossos jovens, dos nossos profissionais e isso é mais uma oportunidade de trabalho que eles vão poder acessar com mais eficiência dentro daquilo que eles necessitam”, destacou o prefeito.

A chefe do Núcleo de Educação, professora Tania Henrique, lembrou que o programa Robótica Paraná foi lançado no final de agosto e oferece aos alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, conteúdos de automação, conceitos de IoT e domótica. “Sem dúvida, uma iniciativa que merece ser aplaudida”, disse ela.

O prefeito de Rancho Alegre D’Oeste, Aristeu Ceniz, também presente no evento, disse que a iniciativa é das mais louváveis e aproveitou para parabenizar o governo estadual. “O governo do Paraná está de parabéns e quem ganha são nossos estudantes”, citou ele.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos.

Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como vídeo-aulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo.