Dia de luta das pessoas com deficiência: o que temos para comemorar?

No dia 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A iniciativa tem como objetivo gerar visibilidade sobre a causa da pessoa com necessidade física e promover ações em prol das mesmas.

Além da luta pela inclusão, essa data tem como objetivo de chamar a atenção da população e de empresas sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. E apesar da importância e da obrigatoriedade legal, a inclusão destas no mercado de trabalho formal ainda é pequena, cerca de 1% dessa população.

Para a cadeirante e muletante, Antonia Rodrigues dos Santos Alves, essa data é um momento importante para a sociedade refletir sobre os direitos dos portadores de deficiência física. Para ela, em Goioerê a maior dificuldade é a falta de acessibilidade. “Não temos como andar nas calçadas e muito menos entrar em alguns locais públicos ou comerciais”, denuncia.

Antonia ressalta que os governantes e sociedade em geral precisam se conscientizar, de que a pessoa com deficiência possui as mesmas necessidades que qualquer outra. “Também precisamos ir ao banco, na igreja, no mercado, numa praça pública ou outros lugares”, explica.

Muito bem humorada e de bem com a vida, Antonia conta que a deficiência pode até atrapalhá-la de levar uma vida normal, mais jamais a impedirá. “Os portadores de deficiência não podem ficar escondidos dentro de casa. Precisam reivindicar os seus direitos e ocupar o seu espaço na sociedade”, aconselha ela, acrescentando que nenhuma deficiência pode ser maior que a vontade de viver a vida plenamente.

 

Deixe um comentário