Crônica: Ratos heroicos

Existia uma cidade chamada Gatolândia. E como o nome já diz, nessa cidade morava gatos de todos os tipos. Também havia ratos, muitos ratos, mas eram seres que se escondiam no submundo, escorraçados e perseguidos pelos gatos.

Essa guerra já durava séculos, os gatos que agora conquistavam a cidade caçavam implacavelmente os ratos que se escondiam e viviam à margem da sociedade.

Na Gatolândia a gataiada desfrutava do bom e do melhor, moravam em casas e apartamentos, usufruíam de transporte coletivo e cultivavam vastas plantações de cereais, além de grandes viveiros com várias aves para consumo e granjas espalhadas pela zona rural da cidade.

A vida dos gatos nessa cidade era como num verdadeiro Jardim do Éden, trabalhava-se pouco e ganhava-se mais que o suficiente para viver e ainda existia diversão como bares para a juventude e boates com várias gatinhas para os boêmios.

Num dia ensolarado a cidade de Gatolândia pegou fogo. Ninguém sabe como e por quê. O fogo se espalhou e muitas casas já haviam sido consumidas, o desespero foi geral, muitos gatos pegos de surpresa eram mortos cercados pelas chamas.

O fogaréu atingiu a lavoura e o que era Jardim do Éden virou um inferno na terra.

Os ratos também estavam sendo afetados. Desesperados decidem conversar com os gatos e propor uma trégua para salvarem a cidade. Os gatos concordaram e prometeram que se os ratos apagassem o fogo viveriam em paz, como irmão para todo o sempre.

Centenas de milhares de ratos subiram até uma colina ali perto onde havia uma grande represa construída por castores há muito tempo atrás. Os ratos roeram toda estrutura e a água desceu a colina até a cidade, apagando totalmente o fogo. A cidade fora salva pelos ratos.

Os gatos estavam felizes e satisfeitos com os novos amiguinhos roedores.

Porém, quando a fome chegou pela falta de alimentos que haviam sido queimados nas lavouras da cidade, a história mudou novamente.

E todos os ratos foram devorados pelos gatos.

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.

Deixe um comentário