Covid 19: campanha nacional de vacinação começa em fevereiro

Começa no próximo mês de fevereiro, a campanha nacional de vacinação contra Covid-19. A primeira etapa começa em 27 de fevereiro e as pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer.

De acordo com o Ministério da Saúde, essas doses serão destinadas aos grupos mais expostos ao risco da doença e que foram vacinados com a vacina monovalente.

Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% da população alvo. Na fase 1, serão vacinadas pessoas com 70 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Já na fase 2, a vacina será para pessoas com idade entre 60 a 69 anos; fase 3 entram gestantes e puérperas; fase 4 será para profissionais da saúde.

Demais grupos: – Além dos grupos prioritários, o ministério também quer intensificar a campanha com a vacina monovalente para os maiores de 12 anos. A ideia é aumentar a cobertura vacinal nesses outros públicos. A recomendação é: uma dose de reforço para quem tem até 40 anos e duas doses de reforço para quem tem mais de 40 anos.
O ministério realizará ainda em fevereiro uma campanha de informação nos meios de comunicação que buscará falar da importância da vacinação contra a Covid e das doses de reforço.