Copacol: suinocultores recebem Manual com orientações essenciais à atividade

É claro que nada substitui o contato físico, o olho no olho, uma boa conversa, mas poder contar também com um suporte extra, que complementa ainda mais essas informações, é muito bom.

Para tirar possíveis dúvidas e acima de tudo padronizar as orientações que são repassadas rotineiramente pela Cooperativa ao produtor, a equipe técnica da integração de suinocultura está entregando nas propriedades o Manual do Suinocultor: uma cartilha que deve ser seguida pelos produtores, para que haja uma padronização dos manejos.

Durante a entrega, o técnico ou veterinário faz uma apresentação detalhada de cada item que consta do manual, como instalações, escolha de local, pocilga, material, tamanho (área), cobertura, equipamentos dentro da baia: comedouro, alimentação, sanidade (parasitos internos, parasitos internos, controle de parasitos externos), bem como outras recomendações importantes, envolvendo higiene, limpeza das instalações, processo de desinfecção, limpeza e desinfecção de instalações.

O produtor de Nova Aurora, Geovane Uliano, recebeu da médica veterinária Glaci Ertel, todas as orientações de como se utilizar do manual, que segundo ela, é um material de apoio que o ajudará a sanar possíveis dúvidas mais comuns. “É uma padronização das informações. Temos neste Manual a transcrição de todas as orientações transmitidas tanto aos produtores, como aos técnicos, sobre os manejos que são indicados pela Copacol nesta atividade”, explica Glaci.

Para o produtor Geovane, o Manual é mais uma ferramenta disponibilizada pela Cooperativa que vai o ajudar a realizar os manejos dentro dos padrões estabelecido pelas Copacol na terminação de suínos. “É uma boa ferramenta de informação, pois com ela temos onde recorrer na hora de uma possível dúvida e com isso melhorar os nossos manejos e consequentemente os resultados”, desataca o suinocultor.