Copacol: seguro agrícola foi tema de reunião dos comitês educativos

Os membros dos Comitês Educativos da Copacol, das Unidades de Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Cafelândia, participaram esta de um ciclo de reuniões.

Os encontros foram realizados, na quarta-feira 08, em Formosa e Jesuítas, foi concluído nesta sexta-feira 10, em Nova Aurora e Cafelândia.

Diante das adversidades climáticas registradas nas últimas safras na região, com registro de perdas de produtividades das lavouras, impactando na rentabilidade ao produtor, nos encontros foram repassadas informações sobre o Seguro Agrícola, bem como o Proagro, que são ferramentas que amenizam os prejuízos.

A gerente de controladoria e finanças da Cooperativa, Celia Regina Hoffmann, explicou de forma detalhada cada passo que o produtor deve seguir para que possa ser mais assertivo na hora de contratar o seguro agrícola de sua lavoura.

“Com o Seguro Agrícola ou Poragro, o produtor garante que em caso de um sinistro, os prejuízos serão amenizados e o mais importante de tudo é que ele não se descapitaliza”, destacou.

Ela lembra que a Cooperativa não faz seguro, mas incentiva e auxilia o produtor para que ele possa contratar o seguro da sua lavoura através de uma empresa parceira da Cooperativa, mas lembra que isso não impede que o cooperado possa contratar sua empresa de confiança, inclusive nas questões jurídicas.

Ademir Effting cooperado de Cafelândia, enaltece a iniciativa da Cooperativa em se preocupar com o cooperado. “Sempre financio minhas lavouras e em todas sempre faço o Proagro, pois assim tenho a garantia pelo menos os custos de produção”, comenta.

Outro produtor de Cafelândia Aquilino Viel, diz que já não é mais possível produzir grãos sem aderir ao seguro. “Faço e indico a outros produtores, principalmente diante das adversidades que presenciamos nos últimos anos. Acho muito importante esta preocupação da Copacol de levar essa importante informação aos seus cooperados”, destaca o produtor.