Copacol registra primeiros nascimentos de leitões na UPD de Jesuítas

Com avançada tecnologia em ambiência e bem-estar animal, a UPD (Unidade Produtora de Desmamados) da Copacol em Jesuítas registrou o primeiro parto na estrutura que iniciou as atividades em março. O nascimento dos 19 leitões dá a partida para chegar ao desmame de 300 mil leitões por ano, atendendo a demanda da Central Frimesa, em Assis Chateaubriand.

“Toda a equipe da Cooperativa está orgulhosa porque é o início de um novo ciclo dentro da Copacol e da Frimesa. Lembrando que o objetivo principal é dar mais oportunidades ao cooperado, para que eles sigam crescendo na atividade”, afirma o gerente de Integração de Suínos e Leite, Leonardo Dornelles.

Foram R$ 120 milhões investidos em toda a estrutura. As primeiras matrizes foram alojadas em abril na UPD. Quando estiver operando na capacidade máxima, o plantel terá 10 mil fêmeas.

Como funciona a operação na UPD

A produção da granja está dividida em três setores: gestação, maternidade e reposição. As fêmeas chegam com aproximadamente 160 dias de vida e ficam divididas em baias climatizadas até atingir a média de 210 dias, período em que já estão aptas para serem inseminadas.

A inseminação é feita semanalmente com a meta de cobrir 470 leitoas. Já o período de gestação dura 115 dias, e poucos dias antes do parto as fêmeas são levadas para o setor de maternidade com a finalidade de se adaptarem ao ambiente e receberem maiores cuidados, até o momento em que naturalmente estejam prontas para parir. Com 25 dias de vida, os leitões são desmamados e vão direto para os crechários onde ficam sob os cuidados dos produtores por aproximadamente 35 dias até a transferência para as terminações.