Copacol: produtores participam de treinamento do Programa Suíno Certificado Frimesa

Mais duas turmas de suinocultores integrados da Copacol passaram pelo treinamento para a certificação do Programa Suíno Certificado Frimesa. Os encontros foram realizados em Cafelândia e Nova Aurora. O programa possui diretrizes e procedimentos voltados a segurança de alimentos, rastreabilidade, proteção ambiental e bem-estar animal. Todos esses itens são requisitos exigidos por legislações e normas de produção animal em todas as etapas: do campo à indústria.

O suinocultor de Cafelândia, Wilson Delabeneta, produz, junto com a família, 1,2 mil animais por lote. Recentemente eles receberam a certificação. “Havia poucas coisas para ajustar na propriedade e se encaixar no padrão da Central Frimesa. Sempre trabalhamos para ter tudo organizado e bons resultados. Agora estamos prontos para começar a fornecer os animais a Unidade de Assis Chateaubriand”. Participar mais uma vez do treinamento foi uma forma de reciclar os conhecimentos que ele já tinha a respeito das solicitações para produção.

Constantemente os cooperados vem recebendo a certificação. Outro caso é do produtor Nelson Jasper. Foi a esposa, Clara, quem tomou à frente nos trabalhos para deixar a propriedade dentro do padrão exigido. “Foi um desafio para mim, mas nós temos capacidade e competência para atender as solicitações e receber a certificação. Fizemos tudo o que foi preciso e apontado pela auditoria da Frimesa. Agora, é somente manter o padrão de qualidade, porque não podemos parar. Nosso objetivo é melhorar a cada dia mais”, afirma a produtora.

De acordo com a médica veterinária da Copacol, Glaci Ertel, o processo de certificação da Frimesa engloba as UPLs (Unidade Produtora de Leitões), crechários e terminações, sendo que as duas primeiras já estão todas certificadas. “Temos ainda alguns terminadores que estão em busca da certificação. Estamos trabalhando fortemente para a expansão, com o objetivo de atender aos mercados consumidores, tanto interno quanto externo. Com o trabalho feito estamos trazendo uma padronização nos manejos e rastreabilidade dos animais muito maior, que vai desde a produção do leitão até a comercialização da carne, agregando muito mais valor a esse produto e dando mais segurança ao nosso consumidor”.