Copacol: produtor conquista bons resultados com aviário modelo

Há quase 20 anos na avicultura, a família Oenning já tem muita história para contar sobre o que dá e o que não dá certo na atividade. Mas apostar em novidades e acreditar no potencial é uma qualidade inconfundível deles. Recentemente a família retirou o primeiro lote do novo aviário. O espaço é diferenciado: o tamanho é de 170 metros de comprimento por 18 de largura e a capacidade é de 43 mil aves. O lucro foi de R$ 1,69 por frango.

“Estamos a vários anos na atividade e o negócio aves é algo que deu certo para nós, crescemos bastante. Começamos com 15 mil aves e hoje temos três aviários e produzimos 180 mil animais”, comenta Osni. Ele, a esposa Elisene, o filho Alexssandro, de 19 anos, e mais dois funcionários é que são responsáveis pelo cuidado e manejo dos aviários.

A família tem convicção de que é possível inovar e continuar tendo bons resultados. “A Cooperativa fez a liberação para a construção de aviários maiores e então nós ingressamos nessa ideia para melhorar os nossos resultados”. O que se tornou mais desafiador para a família foi adequar o manejo para o novo espaço. “Quanto maior o local ele acaba ficando mais desafiador. Temos que equilibrar a temperatura do começo ao fim, porque quanto maior, mais difícil também a ambiência. Estes são fatores importantes para ter bons resultados”, afirma.

A diária dedicação da família compensou. “O nosso retornou foi bom. Foi um investimento que vimos que se paga. Foi bastante satisfatório”. Já com os olhos no futuro, agora Osni está construindo um segundo aviário no mesmo modelo de 170 x 18.

Trabalho em equipe

A extensionista Liana Massoquetti comenta que assim como o espaço é novo, os desafios também são. “Quanto mais largo o aviário mais difícil é manter uma boa ventilação e um bom aquecimento. Por isso não tem como fazer o mesmo manejo neste aviário como é feito com os menores, de 105 x 12. Assim, é bastante importante o produtor estar sempre bem atento com o comportamento das aves, porque são elas que vão sinalizar o que precisam”.

Ela explica que neste aviário maior, em específico, as orientações repassadas à família Oenning foi feita sempre no sentido de obter os melhores resultados. “Eu orientava, mas eram eles, no dia a dia, que sabiam o que precisava ser feito. O desafio para eles, e também para mim, no sentido de manejo, foi fazer o correto para acertar ao máximo. Então sempre conversamos, trocamos ideias, e íamos vendo diariamente o que funcionava e o que era preciso ser feito”, diz.

O aviário conta com a alta tecnologia disponível no mercado para a avicultura. “Mas os resultados não teriam sido os mesmo sem a dedicação e trabalho deles, em parceria com a Cooperativa. Porque não adianta orientar e o produtor não executar. É um trabalho em equipe”.

Apoio da Cooperativa

A Copacol sempre incentiva e auxilia os cooperados em todos os processos produtivos. “Para nós é um sentimento de satisfação. Buscamos modelos construtivos extremamente tecnológicos aportando o que existe de melhor para a avicultura. Buscamos também galpões maiores para ajudar a diluição de custos, o que contribui para a viabilidade da atividade. Resultados como esse destacam o potencial da avicultura”, afirma o gerente da Integração de Aves, Douglas da Silva.