Copacol: pré-aquecimento deve ser realizado 48 horas antes do alojamento das aves

O sucesso da criação de um lote de frangos de corte passa essencialmente por três fatores importantes: manejo, nutrição e ambiência. Diante das baixas temperaturas registradas nos últimos dias e com a aproximação do período de inverno, aumenta a preocupação da Cooperativa com o aquecimento dos galpões, principalmente na fase inicial do lote.

O médico veterinário, Renato Paiola, fez uma alerta aos avicultores relacionado a ambiência: O pré-aquecimento dos galpões.
Segundo ele, antes do aquecimento é necessário que o produtor tenha bastante atenção para os insumos, ou seja, o combustível que abastece os aquecedores, como pellet, cavaco e lenha. “Além do volume necessário é preciso que a lenha esteja seca e no ponto para o consumo”, alerta.

PRÉ-AQUECIMENTO
Outro ponto importante destacado por ele, é o pré-aquecimento, que neste período do ano deve ser realizado 48 horas antes do alojamento das aves.
Já o aquecedor deve ser programado para acionar com a temperatura de 34º, o que possibilita que o galpão atinja e se mantenha com temperatura em torno dos 32º, que é a ideal para os pintainhos.

“Com esse aquecimento, conseguimos liberar umidade e gases na cama, e se necessário é recomendada uma ventilação de 30 segundos a um minuto ligado, para cada duas horas desligado. O manejo de pré-aquecimento facilita as ventilações na primeira semana de vida das aves. Com isso não é necessário manter os exaustores por muito tempo ligados para limpar o ar assim o ambiente irá se manter mais aquecido para as aves”, explica o veterinário.

Ele lembra que os pintainhos são animais recém-nascidos e, é necessário que o ambiente esteja bem confortável para que possam expressar todo o potencial produtivo.
“Qualquer dúvida sobre como realizar tal manejo, é necessário que o produtor entre em contato com a equipe técnica”, diz.