Copacol: piscicultores devem ficar alertas às baixas temperaturas

Diante das temperaturas negativas que provocaram as fortes geadas registradas no final do mês de junho na região da Copacol, os piscicultores integrados à Cooperativa foram orientados pela equipe técnica a interromperem a alimentação dos peixes.

Passado esse período, as temperaturas tiveram uma pequena elevação, o que possibilitou aos produtores retomarem o trato dos animais de forma controlada, sempre observando o apetite e a digestão dos peixes.

O engenheiro agrônomo, Warle Ribeiro, faz um alerta: “Por se tratar de inverno, período de baixas temperaturas, o produtor deve ficar atento as previsões climáticas, até porque, temos para o próximo fim de semana (17 e 18), previsão de chuva acompanhada de frio, e com isso volta a nossa preocupação com o trato dos peixes, que deve ser controlado com antecedência”.

Segundo Warle, outro aspecto importante é a qualidade da água, especialmente a alcalinidade que promove o equilíbrio do ambiente aquático e a fisiologia dos animais, uma vez que, a mesma atua nas bactérias que fazem a degradação de amônia nos viveiros de criação.

“Quanto melhor tiver o ambiente, maior será a tolerância dos peixes diante das baixas temperaturas, por isso reforçamos ao produtor para que fique atento e faça o monitoramento. Em caso de dúvida entre em contato com a equipe técnica que sempre está à disposição para orientar sobre o manejo ideal”, destaca Warle.