Copacol: não existe arte sem cooperação

Você deve estar se perguntando: qual a relação entre estas duas bases? A resposta é: não existe arte sem a cooperação. Neste sentido, a Copacol, Sescoop-PR e a Madame Virgulina desenvolveram oficinas de circo no segundo encontro do Cooperjunior 2022, que aconteceu na Aercol, em Cafelândia no último sábado.

O objetivo foi mostrar a importância da cooperação, a superação, respeito ao próximo, trabalho em equipe, confiança, persistência, concentração, entre outros conceitos importantes para o desenvolvimento das novas gerações do cooperativismo.

As oficinas compreenderam técnicas de acrobacias em grupo, malabares e vivência palhaço que aproximaram os participantes, enaltecendo o valor do trabalho em grupo. “Nós não conseguimos fazer uma apresentação teatral ou um espetáculo circense se não houver a cooperação entre a equipe. Não é apenas uma pessoa ou um grupo fazendo uma apresentação, mas tem muitos outros envolvidos que também fazem a diferença. Para isso, precisa existir a cooperação entre todas as pessoas”, explica Camila Cequinel, do Circo Madame Virgulina.

A artista ressalta a conexão entre a arte e a cooperação que fortalece a educação para novas gerações, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes nesta fase de formação. “Sempre fico pensando sobre a sementinha que nós plantamos, o que vamos deixar de aprendizado para essas crianças e que poderão levar para o resto da vida… E a cooperação proporciona isso para todos nós, principalmente para esta nova geração”, comenta.

Para finalizar as atividades do dia, as crianças fizeram uma apresentação de tudo o que aprenderam sobre as técnicas adquiridas, os instrumentos, equipamentos e todos os materiais utilizados para um espetáculo circense.