Copacol: jovens do Conecta conhecem fábrica de ração para aves

Os participantes do Programa Conecta realizaram uma visita técnica à fábrica de rações em Jesuítas. A atividade faz parte do módulo de formação e este é o terceiro encontro voltado para os jovens cooperados, entre 17 e 35 anos, que aprimoram o conhecimento na avicultura para que possam tomar frente da gestão das propriedades integradas.

O gerente de Produção de Ração, Alex Pereira Macorim, explica que a atividade oportuniza ao cooperado o conhecimento em relação ao processo de fabricação e desenvolvimento das matérias-primas, bem como a qualidade do produto usado nas propriedades. “O conhecimento gerado aqui traz melhores resultados dentro da propriedade: o cooperado conhece de maneira muito aprofundada todos os processos, assim ele sabe a procedência do que é entregue”.

A Copacol investe nos filhos e netos de produtores para preparar este público jovem para a sucessão. Por meio do Programa Conecta, eles visitam propriedades, conhecem os processos internos da cooperativa e aprimoram as técnicas aplicadas nas atividades. “Estamos despertando no jovem cooperado uma ponte entre a indústria e o campo. É importante que eles conheçam o sistema de fabricação e operação para que eles vejam de perto a qualidade do produto utilizado no processo de criação dos lotes”, diz a supervisora de Fomentos, Adrieli Hernandes.

O jovem cooperado reconhece a importância do Programa Conecta como um investimento para o futuro. “As atividades que o Conecta nos proporciona vem acrescentando no processo do nosso desenvolvimento no campo. É importante conhecer toda a cadeia de criação dos lotes que nós trabalhamos, desde os investimentos de tecnologia em galpões até o abatedouro. Isso agrega muito conhecimento sobre o produto que estamos trabalhando”, afirma o avicultor, Douglas Tomé.

Com essas atividades, os jovens estão mais preparados para progredir nas atividades. “Os produtores saem daqui com uma visão consistente do compromisso que a fábrica tem de produzir ração com qualidade, que atende a expectativa nutricional que ela foi formulada, suprindo a necessidade da performance dos lotes, contribuindo assim com o estado sanitário dos nossos planteis”, explica Alex.

A FÁBRICA
Inaugurada em 2013 na cidade de Jesuítas, a fábrica produz mensalmente mais 35 mil toneladas de rações, destinadas para frango de corte. Foram R$ 60 milhões investidos nos 17,9 mil metros quadrados de área construída que hoje geram 106 empregos diretos e impulsionam o complexo de rações da Copacol. “Desde a inauguração houve uma evolução relacionada à indústria, onde tivemos implementações de novos processos tecnológicos e ajustes importantes na automação industrial. Isso garante aumento nos resultados da produção”, diz o supervisor da fábrica de ração, Leandro Alves de Oliveira.