Copacol: integrantes do Programa Coopera fazem imersão cooperativista

Conhecer novos modelos de negócios cooperativistas pelo Paraná. Esse foi o objetivo da viagem técnica dos participantes do Programa Coopera, desenvolvido pela Copacol em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). O grupo formado por 24 jovens produtores rurais, acompanhado pelo vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais, pelo diretor-secretário, Silvério Constantino, e pela assessora de Cooperativismo, Elizete Dal Molin, teve a oportunidade de vivenciar realidades diferentes no setor.

Por meio de um roteiro bastante dinâmico, os participantes conheceram a atuação exemplar de grandes empresas do agro. Eles visitaram a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, onde foram recepcionados pelo superintendente Robson Mafioletti, que fez uma breve apresentação sobre história, governança, gestão, e as ações de fortalecimento das cooperativas do Estado.

A comitiva fez uma visita técnica à Central Cotriguaçu, ao terminal portuário em Paranaguá, e passou um dia por treinamento de intercooperação no espaço Ninho do Corvo, uma reserva particular do patrimônio natural da cidade de Prudentópolis, com 25 hectares de mata preservada. O objetivo foi apresentar aos participantes os princípios e valores do Cooperativismo para demonstrar o espírito de equipe, por meio de palestra e atividades junto a natureza.

Para encerrar a agenda de viagem, o grupo fez uma visita à sede da Cooperativa Agrária, de Entre Rios, em Guarapuava, para conhecer o modelo de gestão. “Ter novas experiências dentro do Cooperativismo do Estado é importante para o fortalecimento e a integração dos nossos cooperados. Conhecer outros modelos de negócios para o meio rural agrega informação para os nossos jovens produtores que buscam melhorias e a continuidade das suas atividades”, enaltece a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.

O diretor vice-presidente, James Fernando de Morais, também enalteceu o comprometimento dos participantes na busca pelo entendimento cooperativo. “Sem dúvida, os objetivos foram plenamente atingidos. Para o desenvolvimento das novas lideranças é fundamental conhecer outras cooperativas, as estruturas e as formas de atuação, sempre observando a filosofia e os princípios cooperativistas”, afirma.