Copacol inicia ciclo de Seminários Técnicos; estudos do CPA são apresentados

Avançar no desenvolvimento agrícola para ampliar a produtividade a cada safra: esse é o propósito da Copacol ao iniciar mais um ciclo de Seminários Técnicos no Oeste e no Sudoeste do Paraná. Os estudos realizados no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) são apresentados com a finalidade de disseminar o conhecimento tecnológico e respaldar os produtores para a implantação das safras futuras. A abertura dos encontros ocorreu no Distrito de Bom Princípio, em Toledo.

Entre os experimentos realizados pelos pesquisadores está a utilização de estratégias para a correção e a adubação de solo, onde a aplicação de calcário e a estruturação com brachiaria ou aveia se tornaram eficientes, como cobertura de inverno, proporcionando melhores resultados nas culturas seguintes. Com base em aplicações testadas em diferentes variedades de soja nos 84 hectares do CPA, o manejo de plantas daninhas, pragas e doenças resulta em maior produtividade da área cultivada. “A preocupação maior neste momento se concentra em doenças como cercospora, mancha-alvo e ferrugem. Na nossa área de pesquisa buscamos as melhores soluções técnicas para evitar impactos significativos nas safras. Realizamos aplicações de produtos que atenderão com maior eficiência da região coberta pela Cooperativa”, afirma o engenheiro agrônomo João Maurício Roy.

A buva é uma das plantas que mais causam impactos nas lavouras, competindo pelos recursos do ambiente com a soja. Os herbicidas pré-emergentes tornam-se eficientes no controle para garantir resultados positivos ao produtor. Já em relação as pragas, o percevejo ainda é o maior causador de prejuízos, com a sucção de seiva dos ramos, hastes ou vagens. “Nessa rodada de Seminários Técnicos vamos demonstrar os estudos realizados em nosso campo experimental. Ao longo dos anos acompanhamos as ações mais eficazes para combater esses problemas comuns no cultivo da soja. O compartilhamento desse conhecimento é fundamental para que possamos superar as produtividades a cada ano”, afirma João Maurício.

A safra 22/23 foi recorde na Copacol, que recebeu 12,5 milhões de sacas de soja. Mesmo com as constantes chuvas registradas, o que atrasou a entrada das máquinas no campo, os produtores conseguiram alcançar excelentes resultados: a média por alqueire foi de 170 sacas.

Confira a agenda dos Seminários Técnicos
Cafelândia (12/04) na Aercol; Jesuítas (13/04), no pavilhão da Igreja Católica; Carajás (13/04) no pavilhão da Igreja Católica; Nova Aurora (17/04) na Aercol; Pérola do Oeste (18/04) no Clube de Campo; Pranchita (19/04) no Centro Social Padre José Bosman; Jotaesse (20/04) salão da Igreja Católica; Formosa do Oeste (24/04) na Aercol; Goioerê (25/04) na Assig; Capanema (26/04) no Parque de Exposições; Iracema do Oeste (05/05) na Aercol; Planalto (27/04) API; Melissa (03/05) na Aercol; Central Santa Cruz (03/05), na Aercol; Palmitolândia (04/05) no salão da Igreja Católica; Universo (04/05), na Aercol; Realeza (16/05) no Salão Paroquial.