Copacol e Syngenta premiam alunos destaques da Escola no Campo

Conscientizar as novas gerações sobre os cuidados com o meio ambiente e alertar sobre o trabalho infantil é o objetivo do Projeto Escola no Campo, desenvolvido em parceria da Copacol, Syngenta e escolas municipais. Nesta edição, participaram 1.078 alunos de 4º anos de 33 escolas da região de atuação da Cooperativa: Cafelândia, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Tupãssi, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Goioerê, Rancho Alegre D’oeste e Moreira Sales.

O encerramento da 18ª edição da iniciativa ocorreu quinta-feira, 24, na Aercol, em Cafelândia, e contou com a presença da Diretoria Executiva da Copacol, representante da Syngenta e das secretarias municipais de Educação. O Projeto Escola no Campo consiste em laurear os alunos que se destacaram nas atividades de criação de desenho e construção de frases, após um amplo trabalho de educação e prevenção no ambiente escolar. Os trabalhos que se destacaram foram premiados: os alunos receberam bicicletas novinhas, incentivando a prática esportiva e a utilização de meios de transporte que preservam o meio ambiente.

A parceria com a Syngenta existe desde 2009 e já atendeu centenas de crianças. Ricardo Rebolças Leite, representante técnico de vendas da Syngenta, destaca a preocupação ambiental da empresa e as ações de conscientização através de projetos, como o Escola no Campo. “Temos esta ambição de sempre contribuir com as comunidades, principalmente com a educação das novas gerações. Isso é fundamental e não seria possível sem a parceria da Copacol e da Fundação Abrinq [Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos], e também do engajamento de todos os professores e profissionais que atuam neste projeto”, diz Ricardo.

Moreira Sales faz parte do projeto há quatro anos. Para a secretária municipal de Educação, Maria Eugênia Viotto, fazer parte dos projetos e da história da Cooperativa é muito gratificante. “Ter essa parceria com a Copacol representa muito para nós, pois estamos preparando nossas crianças para o amanhã quanto aos princípios e aos valores da educação. Não temos dúvida de que este projeto, bem como todos os outros são fundamentais. Nosso sentimento é sempre de gratidão”.

Para o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, incentivar a educação nos municípios de atuação da Cooperativa é de grande responsabilidade: faz parte de uma rotina prevista no princípio cooperativista. “Essas crianças são base para um futuro próspero e justo para todos. Quando promovemos ações sociais e impulsionamos os projetos nas comunidades, estamos reforçando nosso compromisso com o próximo. Parabéns a todos os alunos pelos belos trabalhos e também aos professores por amor e dedicação ao que fazem”.