Copacol: cooperado começa o mês com dinheiro na conta

Tradicionalmente, a Copacol repassa valores proporcionais aos seus cooperados, de acordo com as suas produções e movimentações junto à Cooperativa, e garante a realizações de sonhos de muitas famílias, seja o pagamento de parcelas de financiamentos ou novos investimentos, viagens ou mesmo deixar de reserva para um momento de necessidade.

A primeira parcela das sobras e complementações ocorreu em dezembro e a segunda começou a ser paga nesta terça-feira, 7. Ao todo, serão distribuídos R$ 153 milhões entre os 7,2 mil cooperados. “Diante de um ano difícil que passamos, o dinheiro das complementações ajuda muito o produtor. Além disso, toda a região se beneficia disso, pois há maior movimentação nos comércios, gerando renda, desenvolvimento e oportunidade para os pequenos municípios”, destaca o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

O valor que retorna ao produtor abre um leque de oportunidade para que possam investir em benfeitorias em suas atividades, pagar um financiamento, comprar novos equipamentos, fazer adequações na casa – adquirir móveis ou eletrodomésticos –, até mesmo uma viagem de lazer em família. O cooperado Helder Aparecido Orlando, do Distrito de Ouro Verde, em Corbélia, diz que as sobras contribuem para oferecer conforto e qualidade de vida para a família. “Todo ano esse dinheiro vem em boa hora, ainda mais neste ano que foi difícil. Sempre compramos bens para a casa ou fazemos algo em família”, conta o cooperado.

Há 16 anos parceiro da Copacol na atividade de produção de grãos, Helder ressalta a importância de tantos anos de trabalho em parceria com a Cooperativa. “Os nossos resultados têm melhorado a cada ano e isso é fruto do trabalho de todos. Me sinto feliz por fazer parte da Copacol”, enaltece.

Investir na propriedade rural também faz parte do planejamento de muitos cooperados, que precisam fazer adequações em estruturas de produção de frango de corte, de suínos, de peixe ou de bovinocultura de leite. Para o avicultor Inácio Forte, do Distrito Nossa Senhora da Penha, em Corbélia, as sobras são importantes para ajudá-lo a manter os financiamentos dos galpões em dia e assim dar continuidade à atividade.

“As vezes temos algum equipamento para trocar ou uma manutenção para fazer, e com esse dinheiro podemos fazer o que precisamos para manter a atividade. Sempre tem uma conta para pagar e temos de guardar um pouco também. Passamos por dificuldades, mas acredito que vamos continuar crescendo junto com a Copacol”, ressalta Inácio.