Copacol: bem-estar animal é tema principal de palestra a suinocultores

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 02, uma reunião especial com os suinocultores integrados da Copacol. No período da manhã, os produtores de Cafelândia e Jotaesse participaram, já a tarde, foi a vez dos cooperados de Nova Aurora, Jesuítas e Formosa do Oeste estarem envolvidos no evento.

O principal assunto abordado foi o manejo pré-abate e carregamento de suínos com foco no bem-estar animal. Quem trouxe as informações foi a médica veterinária da Frimesa, Luana Rocha.

“Abordamos pontos importantes e que influenciam totalmente no bem-estar dos suínos durante aqueles processos. Além do cuidado com os animais, estaremos dentro das normas que diversos países, inclusive o Brasil, seguem contra os maus-tratos aos animais e que por consequência pode impactar na rentabilidade tanto dos produtos quantos das indústrias”, explica.

Focando também no programa “Suíno certificado Frimesa”, foram abordados os temas: Uso de equipamento de proteção individual e defensivos agrícolas.

Para o cooperado de Cafelândia, Juarez Pedro de Ré, eventos como esses são necessários.

“Ter encontros como esse é essencial, pois assim vamos nos atualizando sobre normas, manejos e caminhando sempre no caminho da evolução”, destaca.

A suinocultora Verena Voss, de Nova Aurora, também destacou a importância do conhecimento adquirido.

“Estes encontros são de suma importância. Sempre levamos algo novo para casa, que com certeza, nos ajudará a ter melhores resultados e a nos desenvolver na atividade”, comenta.