Copacol apresenta melhores de janeiro na piscicultura

Para apontar os melhores produtores de cada mês, a Copacol avalia três critérios: Conversão alimentar, crescimento diário e rendimento de filé.

No critério conversão alimentar, o destaque do mês foi o cooperado do município de Ubiratã, José Francisco, que obteve uma conversão de 1.340 Kg. Na segunda posição ficou o produtor, Romano Czerniej de Cafelândia, com 1.354 Kg e com a terceira melhor conversão, o cooperado de Nova Aurora, Laudenir Holtman, com 1.359 Kg.

Outro critério de avaliação é o crescimento diário dos peixes, do qual o produtor, Cleito Rodrigo Giacomini, do município de Quatro Pontes, se destacou com um índice de 3.16 gramas. Claudemir Ariati de Cafelândia, ficou em segundo lugar, com 3.15 gramas e em terceiro, Bruno Vicente Scherer do município de Toledo com 3.10 gramas.

Já o rendimento de filé dos peixes, tem como destaque o produtor, Rinaldo Carneiro de Carvalho de Cascavel com 37.56%, em segundo lugar com 37.09%, o cooperado de Cafelândia, Genésio Clemente e em terceiro, Bruno Vicente Scherer de Toledo com 36,93%.

Dono da melhor conversão alimentar do mês, José Francisco, diz que o bom resultado é fruto de um trabalho conjunto que envolve assistência, produtor e Cooperativa. Para ele o resultado está atrelado ao cumprimento das orientações técnicas, bom manejo e o acompanhamento de todos os parâmetros que resultam na boa qualidade da água.

“Começar o ano com bom resultado me motiva, e é um incentivo a mais para continuarmos trabalhando nesta atividade que é a fonte de renda de nossa família.

Depois de muitos anos atuando como colaborador, dos quais acompanhei de perto todo o processo de piscicultura da Cooperativa, escolhi me tonar um cooperado, e a piscicultura despertou meu interesse, atividade a qual estou há quatro anos colhendo bons resultados”, destaca.

Além de agradecer a Copacol pela oportunidade de se tornar um piscicultor de sucesso, ele agradece esposa, Andrea de Moura Melo Francisco, que o ajuda na lida com os peixes.

“É gratificante a gente observar que o trabalho desenvolvido pelo produtor em conjunto com a equipe técnica reverte em bom resultado. Isso é o reflexo de tudo o que ela faz aqui na propriedade no dia a dia. Estamos começando o ano com o “pé direito”, e vamos continuar trabalhando para que os demais resultados possam ser ainda melhores”, ressalta Vinicius Ribeiro, extensionista que atende o produtor.