Copacol Agro: avicultores debatem melhoramento genético

Compartilhar conhecimento para gerar mais renda no campo também faz parte do Copacol Agro. Durante a feira, os avicultores puderam acompanhar uma palestra com o médico veterinário e diretor associado de Produtos da Cobb Vantress da América Latina, Rodrigo Terra, que falou sobre a “evolução da atividade de frango de corte”.

Durante os 40 minutos do encontro, o especialista abordou o melhoramento genético e o que o produtor pode esperar para os próximos anos. No final, os participantes puderam tirar dúvidas. “O melhoramento demora quatro anos para acontecer. Então o frango que estamos selecionando hoje será aquele que vamos produzir em 2027. Nesse ramo não tem mágica, nós escolhemos o melhor dos melhores, para sempre avançarmos mais e alcançarmos resultados mais positivos. Porque se não for assim o frango não é competitivo”.

O produtor de Jesuítas, Luiz Antônio Colaço, que tem dois aviários e produz 60 mil frangos por lote, aprovou o assunto escolhido para a palestra deste ano. “Genética é um tema muito interessante e importante. Tudo o que aprendi aqui vou repassar aos funcionários na propriedade para continuar alcançando bons resultados a cada lote. A explicação que o Rodrigo trouxe foi fantástica, muito didática. O Copacol Agro é um evento que participamos todos os anos e sempre aprendemos algo novo”.

Durante os três dias o especialista esteve na feira para conversar com os produtores e tirar dúvidas a respeito do assunto. O gerente da Integração de Aves da Copacol, Douglas da Silva, afirma que sabendo a forma como o frango é desenvolvido é possível saber onde a produção irá chegar. “Testes de desenvolvimento são feitos a todo momento e nós estamos alinhados para fornecer aos nossos cooperados frangos que alcancem melhores resultados. E o Copacol Agro é uma oportunidade que temos para capacitar os nossos produtores e levar informação de qualidade para eles”.