Cooperados da Copacol aprendem sore otimização de manejos na pecuária leiteira

A Copacol é pioneira quando o assunto é a integração leiteira e, ao longo de 44 anos, a Cooperativa alcançou a marca de mais de 11 milhões de litros de leite produzidos em 2023. Pensando em alcançar resultados ainda melhores, o Copacol Agro 2024 apresentou aos bovinocultores de leite uma nova perspectiva sobre os indicadores e manejos diários que podem ser oportunidades para o sucesso na atividade leiteira.

O zootecnista e gerente técnico regional da DMS-Firmenich, Diego Magro, chamou a atenção dos produtores para os detalhes na rotina leiteira. “O principal é garantir a saúde dos animais, porque essa é a melhor maneira de se evitar o prejuízo. Por isso, os bovinocultores de leite devem garantir o básico muito bem feito, mantendo uma alimentação de qualidade aos animais, iluminação adequada, ambientes limpos e água fresca. Seguindo esses cuidados, a produtividade vai aumentar”, aponta.

Para o cooperado Marcelo Eckstein, de Cafelândia, o assunto, além de contribuir na melhoria da qualidade do leite produzido, deve garantir melhor gestão nas tarefas do dia a dia. “Entendi que não preciso ter tecnologia de última geração para melhorar meus resultados, só é necessário ter mais atenção e cuidar bastante de todos os detalhes. Mas, o que mais me chamou atenção foi a questão da iluminação, de que os animais precisam de 16 horas de luz por dia. Isso foi uma novidade pra mim, mesmo depois de mais de 10 anos no ramo e, com certeza, a informação vai impactar positivamente na saúde do meu rebanho”, conta.

Deixar tudo anotado

O palestrante também mostrou aos produtores sobre o poder das anotações. “Em grandes propriedades, geralmente, indicamos a utilização de softwares e tecnologias específicas para o balanço de indicadores e índices, mas anotar no papel também já é muito valioso. Assim, o produtor pode discutir com o médico veterinário responsável pela propriedade sobre as melhores opções disponíveis para resolver um problema, ou então, pode servir como a prova de que o que está sendo feito tem funcionado, o que vai garantir o sucesso na atividade”, finaliza.